De acordo com dados apresentados pelo Jornal da Ciência (Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e O Globo, em 8 de abril de 2005, temos as seguintes informações: pessoas religiosas se consideram bem mais felizes e apresentam uma taxa baixa nos índices de suicídio.
Vida social. A religião propicia amizades, sentido de comunidade, melhor percepção do outro, mais empatia e aumenta a disposição e o compromisso de fazer algo para ajudar a suprir as necessidades do próximo.
Saúde. Uma pesquisa no Canadá mostrou que, renda, educação, amigos e religião são os fatores que mais beneficiam a saúde. Num estudo de idosos com depressão, os intrinsicamente mais religiosos se recuperaram 70% mais rápido. No Centro Médico da Universidade de Duke, os pacientes que possuíam perspectivas religiosas positivas apresentavam maior estabilidade imunológica, recuperações mais rápidas e melhores. Porém, observou-se que há crenças que ajudam mais que outras e algumas podem até prejudicar.
Medo da Morte. Diante da morte, a tendência natural é que a ansiedade aumente. A religião por meio da fé em Deus ajuda a combater a insegurança e o medo. Pois numa população de idosos incapacitados foi comprovado que a oração diminuía a ansiedade.
Longevidade. As pessoas religiosas realmente vivem mais. K.G. Koenig estudou e acompanhou quatro mil idosos na Carolina do Norte durante mais de seis anos. O risco de morte entre os mais religiosos era 46% menor. Strawbridge acompanhou 5.286 residentes do Condado de Alameda durante 28 anos. O impacto sobre a probabilidade relativa de morte era significativo: os religiosos viviam mais tempo e morriam 36% menos. Foi comprovado que isso acontece porque a religião motiva as pessoas a melhorarem seu casamento e hábitos de saúde como: abstinência dos vícios, boa alimentação e prática de exercícios físicos. Ao completar100 anos, Marge Jetton renovou sua carteira de motorista por mais cinco anos. De acordo com ela própria, o que a mantém viva é a sua fé cristã. Aos 112 anos, Lídia Newton comenta que seu estilo de vida está baseado na Bíblia. Aos 100 anos de idade, Iasu Itoman ainda cultiva sua horta. Entre seus hábitos saudáveis, estão: refeição com a família, soneca à tarde, sentido para viver e momentos de comunhão com Deus.
Portanto, há ampla evidência de que a religião ajuda as pesssoas a viverem mais e melhor. Isto confirma a declaração profética de que: "A religião é na família um maravilhoso poder".
Fonte: Vida a Dois - Revista no. 3 - pág. 17 - www.vidaadois.net
Sem comentários:
Enviar um comentário