quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ode à Depressão


"Ó triste de mim por este fado!
Sentir-me assim mais um bocado, sem razão nem porquê.
Ditames do coração à mercê deste segredo que apesar de comum, mete medo por não levar a lugar algum mas, que é sofrido sem ter-se pedido.
E, em meio a riscos e rabiscos, raios e coriscos, chega a culpa como aliada para dar a sua facada que não sendo fatal, tira-nos a já pouca moral.
E neste triste fado, passo uma luta infernal entre o bem e o mal do ser-se descontente por natureza, mas ponho as cartas na mesa.
Ao menos isso, porque o que era preciso não se faz sentir… de repente aquela vontade de emergir ao saber - que podemos ser tudo e temos sido nada - e, como de rajada, vir a súbita força de reerguer, ao saber: que o amanhã espera e não só desespera por cada dia mal vivido onde podia ter aproveitado tudo o que tenho ao meu lado e comigo, não querendo ser ingrata mas é capacidade inata.
Triste de mim e deste fado… de me deitar a sentir que irei acordar sem saber se a chorar ou a sorrir!"

Este artigo pretende servir um efeito: revelar que a depressão não é algo “diabólico” como já ouvi da boca de alguns cristãos. Pode sim surgir na vida de alguém por circunstâncias que Deus permite mesmo que nós não entendamos. Porém, no futuro acabaremos por saber.
Escrevi acima o que me ia na alma num desses dias difíceis e transcrevi abaixo as palavras de JÓ. Se repararem não diferem muito pois o sentimento era o mesmo, assim como o tipo de pessoa ou seja “servos de Cristo”. Não que me esteja a comparar a Jó, longe de mim… mas para que entendam que qualquer pessoa pode enfrentar esse tipo de situação, até mesmo um cristão.
O que mais importa nestas horas, são as palavras sábias de um amigo, ou seja alguém que nos ame e nos apoie mesmo sem compreender o que é estar naquele estado ou condição. Afinal, é na aflição que conhecemos o amigo.
Acusadores que fazem uso de comentários jocosos… isso sim provém do diabo e não de “ditos” de filhos do Deus Altíssimo.
Quem conhece a história de Jó sabe o que a sua família e amigos lhe disseram – para ele abandonar o seu Deus e morrer.
Porém há aqui uma diferença entre estes e nossos irmãos em Cristo: eles não eram seguidores da mesma fé e não serviam a Deus.
Logo, querem ser como os amigos e família de Jó? Sejam, mas não digam a ninguém que somos irmãos na fé, pois isso seria anátema.


JÓ 7:3-4
3 assim se me deram meses de escassez, e noites de aflição se me ordenaram
4 Quando me deito, fico pensando: Quanto vai demorar para eu me levantar? A noite se arrasta, e eu fico me virando na cama até o amanhecer.

JÓ 7:11-16
11 Por isso não me calo; na aflição do meu espírito desabafarei, na amargura da minha alma farei as minhas queixas.
12 Sou eu o mar, ou o monstro das profundezas, para que me ponhas sob guarda?
13 Quando penso que a minha cama me consolará e que o meu leito aliviará a minha queixa,
14 mesmo aí me assustas com sonhos e me aterrorizas com visões.
15 É melhor ser estrangulado e morrer do que sofrer assim,
16 sinto desprezo pela minha vida! Não vou viver para sempre; deixa-me, pois os meus dias não têm sentido.

Por Liliane Mira

Sem comentários:

Enviar um comentário

.