1) Dai-me inspiração, oh Pai!
Pois em meus versos
quero declamar…
2) Escribas selavam destinos
Mostravam o Deus vivo, eterno poder
Nos versos de tantos poetas…
3) Eu vou cavalgar, pra encontrar
A minha história nesse mundo de meu Deus!…
4) Senhor, olhai por nós que usamos teu nome em vão,
A fé sem razão… irmão contra irmão, destrói a nação!
5) O galo cantou
com os passarinhos no esplendor da manhã
agradeço a Deus por ver o dia raiar
Os trechos acima não são de nenhuma música de um desses padres cantores, nem de uma celebridade gospel. Elas são parte das letras do samba-enredo de 2013, respectivamente, das escolas Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, Caprichosos de Pilares e Unidos de Vila Isabel.
Uma análise atenta dos sambas deste ano das 12 agremiações do Grupo Especial do carnaval carioca revela que as referências a Deus são abundantes. O site do portal Terra usou o sistema “nuvem de palavras” para identificar os termos mais usados pelas Escolas do Rio este ano.
O resultado surpreende. A chamada “festa mais profana do planeta”, mostra que “Deus” está em alta! Só perde para o tradicional grito dos puxadores “Vaaaaaai”. Mas essa não é parte dos sambas, apenas ajuda na marcação do tempo.
Em sequencia, “Coração”, “emoção” e “mistério” são os termos mais populares. Isso não significa que existe um sentido de adoração ou louvor, mas ressalta que existe uma espiritualidade intrínseca que muitas vezes passa despercebida pelos foliões.
Enquanto a maioria das igrejas usa o Carnaval para orar e louvar nos retiros, em pleno Sambódromo durante três dias o nome de Deus também será invocado.
Sem comentários:
Enviar um comentário